top of page

Top-13 Melhores Jogos de Corrida

Salve, Massa! Jonatas Berto aqui chegando com mais uma coluna cheia de cultura e boas vibrações para o leitor e a leitora! Hoje farei um Top-13 com os melhores jogos de corrida já produzidos! Um jogo de corrida deve ter um foco máximo: a diversão. Existem vários gêneros de jogos de corrida, como simuladores, jogos com pegada mais "árcade", gráficos em 3D, 2D, corrida em pistas, na rua..., mas o que mais importa é a experiência que o jogador terá, a sua diversão.

Imagem Reprodução: Polyphony Digital

13º - Race Driver: GRID (2008/PC, Xbox360, PS III, Nintendo DS)

A série de jogos de corrida Race Driver: GRID traz a perspectiva das corridas em pista, com carros oficiais de competição e uma pegada mais "simcade", mistura entre a simulação e o árcade. Se destaca pelo avançado modo de carreira, onde o jogador começa em uma equipe pequena e vai crescendo, pela variedade de pistas, veículos e pelos belos gráficos.

12º - GT Legends (2005/PC)

GT Legends é um simulador excelente. O jogo é uma grande homenagem à grandes carros de competição da antiguidade e possui excelente física, inteligência artificial adversária apurada, pistas e carros muito detalhados e uma capacidade de te prender por horas na frente do computador.

11º - The Duel: Test Drive II (1989/Accolade, MD-DOS, Mega Drive)

Um dos jogos mais relembrados pela antiga geração de gamers, The Duel: Test Drive II foi um inovador e surpreendente jogo, muito avançado para sua época. Nele, o jogador assumiria um possante de sua preferência, como o Porsche 911 ou a Lamborghini Diablo, para disputar emocionantes "rachas" nas rodovias. Um grande diferencial era sua visão em primeira pessoa, colocando o jogador na visão do piloto, o que trazia uma nova forma de se envolver no jogo.

10º - Nascar Racing 2003 Season (2003/PC)

NASCAR 2003 Season é um simulador de corridas da NASCAR, maior categoria de corrida em circuitos ovais do mundo. Possuía gráficos muito avançados para a época, variedade enorme de pistas licenciadas e oferecia a customização, o que o faz do jogo atualizado até os dias de hoje com pistas e carros criados pelos próprios jogadores. Sua física feita com perfeição e sua alta customização acabam tornando NASCAR 2003 Season um jogo atual, com várias ligas "online" e "mods" sendo agregados ao jogo nos dias de hoje. Serviu de base para o maior simulador online do mundo da atualidade, o iRacing.

9º - Rock N'Roll Racing (1993/Super Nintendo, Mega Drive, GameBoy Advance)

Rock N'Roll Racing é um jogo único. Com seu tema futurista pós apocalíptico e sua visão em terceira pessoa, provou-se um jogo divertido, interessante e desafiador. O nível do jogo vai subindo gradativamente, com pistas cada vez mais difíceis e adversários cada vez mais hostis. É um jogo de corrida "diferentão" e com certeza merece seu espaço como um game a ser muito bem lembrado.

8° - Vigilante 8 (1998/PS I, Nintendo 64, GameBoy Color)

Vigilante 8 é o jogo que fez o gênero de corrida de demolição ser conhecido como é hoje, bem antes de clássicos como FlatOut ou Burnout. Se passa em um futuro pós-apocalíptico e colocava nas mãos do jogador veículos estilo "Mad Max", enferrujados e um pouco amassados, mas reforçados e armados até os dentes. As batalhas armadas motorizadas em cenários muito bonitos fizeram Vigilante 8 se tornar um dono da nostalgia de jogadores e jogadoras por todo o mundo.

7º - The Need For Speed (1994/3D0, Windows, MS-DOS, PS I, Sega Saturn)

The Need For Speed foi o primeiro jogo da franquia Need For Speed. Idealizado pela revista automotiva "Road and Track", era um jogo desacreditado que acabou surpreendendo a todos. Diversidade de carros, pistas com ambientes diversos e muito detalhe informativo acerca dos carros fizeram The Need For Speed ganhar fama e se tornar uma franquia de sucesso.

6º - Midnight Club III (2005/PS II, PSP, Xbox)

Pegando carona na fórmula dos filmes "Velozes e Furiosos", a série Midnight Club trouxe a temática de corridas de rua ilegais com carros customizados. O ápice da série foi alcançado em Midnight Club III. Primeiro jogo da série com carros licenciados, trouxe uma variedade impressionante de customizações, que iam desde uma simples alteração num motor até a possibilidade de se colocar rodas gigantes no seu possante. Além disso, se passava em três cidades diferentes: San Diego, Atlanta, Detroit (e Tóquio, na versão "Remix)

5º - Need For Speed Underground II (2004/PC, PS II, Xbox)

Não poderíamos citar Midnight Club sem citar Need For Speed Underground II. O clássico da EA Games criou uma receita que poucos jogos conseguiram alcançar, unindo a diversão ao detalhismo. Uma vasta lista de carros e customizações dava ao jogador "um milhão" de possibilidades para fazer seu carro. Além disso, a quantidade de eventos diferentes disponíveis na cidade, como corridas na rua ou em pistas fechadas, arrancadas e até sessões de fotos para revistas, além do excelente modo história, tornaram Need For Speed Underground II um dos jogos mais lembrados na história.

4º - Forza Horizon III (2016/Xbox One, Microsoft Windows 10)

A série Forza Horizon já havia ganhado seu espaço no coração dos gamers com a sua fórmula de corridas em alta velocidade em um enorme ambiente aberto para exploração. Mas não se esperava que tudo isso pudesse ficar ainda melhor. Forza Horizon III trouxe os mais bonitos gráficos já vistos em um jogo de corrida, aliados a uma infinidade de carros das mais diversas marcas e modelos e um mapa muito grande a ser explorado. Juntando a isso um modo online extremamente divertido e um nível absurdo de detalhismo nos carros e nas possibilidades de customização, vimos um jogo de corrida numa dinâmica nunca antes vista. Forza Horizon se tornou, muito rapidamente, uma das melhores franquias de corrida já lançadas.

3º - Burnout III: Takedown (2004/PS II, Xbox)

Burnout é a série mais famosa de corridas de demolição. Uniu as corridas de rua, famosas da série Need For Speed, à destruição veicular de séries como FlatOut. A mistura se mostrou um sucesso e Burnout virou um sucesso de vendas. Mas nada supera o terceiro jogo da série. Burnout: Takedown manteve a fórmula de sucesso e a incrementou com novos gráficos, danos detalhados nos carros e muitos eventos diferentes. Destacam-se os modos "Road Rage", onde o jogador faria uma corrida com a intenção de destruir o maior número de oponentes possível e o "Crash Mode", onde o jogador deveria causar um grande acidente de trânsito que causasse muitos danos financeiros. Burnout III mostrou um novo nível de detalhes, seja com postes quebrados, carros explodindo ou marcas de pneus no chão, fora as múltiplas maneiras de se destruir um adversário e os replays do jogo que mostravam o oponente sendo destroçado ao vivo.

2º - Need For Speed: Most Wanted (2005/PC, PS II, Xbox360, Wii)

O Top-3 da nossa lista está muito bem aberto. "Most Wanted" é o MELHOR jogo em 24 anos de Need For Speed. Manteve a fórmula de sucesso de ser antecessor, Underground II, com muitos carros, customizações, foi adicionado um novo e maior mapa, uma história envolvente e a POLÍCIA! Agora além de "tunar" carros e vencer corridas, era necessário fugir das viaturas da polícia em perseguições de tirar o fôlego. Existiam cinco níveis de procurado, nos quais a dificuldade, força e inteligência dos esquadrões de viaturas eram aumentados. Ainda por cima a história nos apresentava a lista de procurados. Tínhamos que PROCURAR a polícia e fazer nosso nome como o piloto mais perigoso e rápido da cidade. Treze anos se passaram desde o lançamento deste sucesso e a produtora, a EA Games, nunca mais conseguiu fazer um jogo tão cativante na série.

1º - Gran Turismo IV (2005/PS2)

Existe a simulação antes de Gran Turismo IV e depois de Gran Turismo IV. Seguindo o padrão da série, Gran Turismo IV era um simulador com carros e pistas oficiais de todo o mundo e muitos eventos de corrida diferentes, com a autenticidade e detalhamento padrão da série. Mas Gran Turismo IV representou um marco não só para a série como para a história dos simuladores. Foi o primeiro jogo a ter SETECENTOS CARROS LICENCIADOS, que iam desde modelos de passeio como o Ford Ka até históricos protótipos de corrida, como o Mazda 787B (ganhador das 24 horas de Le Mans de 1991, pelo Grupo C). Junte-se a isso o número elevado de pistas da vida real e pistas fictícias criadas com esmero pela Sony, tivemos um jogo conhecido como "a fábrica de sonhos". Tinha eventos como corridas de carros de uma marca específica, "Rallys" e corridas de 24 horas (24 horas MESMO! O jogador poderia deixar um piloto automático correndo em seu lugar, afinal, quem aguentaria passar um dia INTEIRO na frente da televisão?). Representou uma inovação nunca antes vista e virou um exemplo de excelência em simuladores e jogos de corrida num geral. MENÇÕES HONROSAS: Driver: San Francisco (2011/PC, Xbox360, PS III) Série Mario Kart (1992 - Dias Atuais) Midnight Club: Los Angeles (2008/Xbox360) Blur (2010/Xbox360, PS III, PC) Série Forza (2005 - Dias Atuais) iRacing (2008 - Dias Atuais) Termina assim a lista Top-13 de melhores jogos de corrida já feitos na história do videogame, em minha opinião. Agradeço novamente o espaço concedido pelo Léo Espora e a turma do Espora 13! Até a semana que vem, com mais uma dose de cultura e história gamer!

Esporada neles Galo!!!!!!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page