top of page

MADDEN – no túnel do tempo

Salve Massa!

No último dia 10/08/2018 a EA Sports lançou o tão esperado Madden NFL 19.

Depois de tantos spoilers que antecederam o lançamento e as mais diversas reportagens e críticas, qualquer coisa que escrevêssemos, seria mais do mesmo.

É inegável o sucesso absoluto desse game, com 30 anos desde o seu lançamento e mais de 100 milhões de cópias vendidas. E o Leo AJ teve uma feliz ideia e fez um desafio: Juntar as colunas Espora Games e Espora FA para falarmos sobre os games de futebol americano.

Imediatamente topamos a ideia e preparamos com carinho e porque não, muita nostalgia, essa coluna de Games e Futebol Americano.

Devido a sua enorme popularidade e sucesso absoluto em vendas, nos Estados Unidos, o futebol americano é um dos carros chefes das produtoras de games.

Acredito que todos já jogaram ou ao menos ouviram falar do Madden - que se pronuncia da mesma forma que se escreve e não como a maioria dos brasileiros gostam de falar ("maiden"). Maiden é o Iron. Que é bom pra caral... (Oops, prometi ao Samir que não escreveria palavrões). Maiden é do Iron que também é bom, mas não é jogo. É música de altíssima qualidade. Mas voltemos aos games. Mais precisamente aos da bola oval. Eu - Julio Lazarotti - apresento a seguir alguns daqueles jogos que conheço e joguei. Entendam - não tenho nenhuma pretensão em apontar uma lista dos "melhores". Afinal de contas, cada gamer tem sua preferência. A lista está organizada por ano de lançamento.

Tecmo Bowl

1987 - Arcade

1989 - Nintendo ES

2016 - Nintendo Classic Mini

Desenvolvedor: Tecmo Ltd.

Distribuidor: Nintendo

Para o público americano, é o maior clássico de FA. Lançado para os fliperamas, logo virou jogo da Nintendo com um sucesso absurdo. Os norte-americanos têm tanto carinho pelo game que ele foi um dos 30 games selecionados para a lista de clássicos obrigatórios pré-instalados no NES Classic Mini lançada no fim de 2016.

Joe Montana Football

1990 - DOS

1991 - Genesis e Master System

Desenvolvedor: Electronic Arts

Distribuidor: Sega

O Cara é como se fosse um Zico, talvez um Pelé do FA. Na época em que a Nintendo era “fodástica” nos games, a Sega firmou parceria com Joe "Cool" Montana e assim nasceu a franquia. Que foi desenvolvida pela Electronic Arts e inovou colocando comentários em áudio e com dicas dadas pelo próprio Joe Montana.

NFL Quarterback Club

1993 - Game Boy

1994 - Super NES, Genesis e Game Gear

1995 - Sega 32X

2002 – GameCube

Desenvolvedor: Iguana Entertainment

Distribuidor: Acclaim

Mesmo com toda falta de tecnologia da época, os caras da Iguana conseguiram criar um jogo fiel. Teve grande evolução desde então. Mas com pouco apelo comercial.

NFL Blitz

1997 – Arcade

1998 - Nintendo 64, PlayStation, Game Boy Color, Microsoft Windows, Dreamcast, PlayStation 2, Xbox, GameCube, Game Boy Advance, PlayStation 3, Xbox 360

Desenvolvedor: Midway Games / EA Sports

Distribuidor: Midway Games / EA Sports

Quando você vê o logo da extinta Midway Game, logo se lembra de (aqui vale frisar que sempre lembro do famoso grito e da música...) "Mortal Kombat". Enfim, esse game era muito engraçado, com jogadores gigantes e com o pau quebrando o tempo todo, além de uma dinâmica frenética que agradava até quem não entendia de FA. Em 2012 teve sua última versão.

Madden

1988 - Praticamente todos os consoles.

Desenvolvedor: EA Sports

Distribuidor: Electronic Arts

Apesar de seu lançamento ter sido em 1988, ficou por último nesta lista, para o Samir Quintão - Colunista do Espora Games - contar a história detalhada desse game. Afinal, é uma das mais bem-sucedidas franquias de games esportivos. Que saudades eu tenho de quando tinha a ambulância entrando em campo (versões de 1992 a 2000).

Vamos lá Massa!

Aqui é Samir Quintão e agradeço ao Julio Lazarotti pela parceria nesta coluna, primeiro vamos falar sobre as maldições da capa do Madden NFL.

A franquia de jogos existe desde 1988, quando as capas vinham com a imagem de ninguém menos do que John Madden (ex-técnico e comentarista de futebol americano da National Football League – NFL). Em 1999 a produtora do Madden 2000 tomou uma decisão difícil e perigosa, colocar fotos de jogadores reais da NFL nas capas dos jogos e pelo jeito isso afetou algum tipo de equilíbrio no universo e liberou uma maldição que quase acabou com a carreira de muitos jogadores da NFL que emprestaram a sua imagem para estampar o jogo Madden.

E Massa... Estou falando muito sério sobre essa maldição, porque de 18 capas lançadas até hoje apenas 6 jogadores saíram ilesos da “maldição”. Os fortes suficientes para quebrar a maldição fora: Larry Fitzgerald (Arizona Cardinals, capa NFL 2010), Drew Brees (New Orleans Saints, capa 2011), Calvin Johnson (Detroid Lions, capa 2013), Richard Sherman (Seattle Seahaws, capa 2015), Odell Beckham Jr. (New York Giants, capa 2016).

Perceberam que esses jogadores são de jogos mais recentes né? Não sei se essa maldição foi perdendo força ou se a galera começou a se ligar no problema. Daí fizeram umas bênçãos ou qualquer "paranauê", mas é fato que ela foi bem pior no começo dos anos 2000.

A primeira vítima da maldição foi com extraordinário running back Barry Sanders, colocado junto a John Madden na capa do Madden 2000. O que aconteceu? Semanas antes da temporada, Barry Sanders anunciou aposentadoria por causa de divergências com a diretoria do Detroit Lions e nunca mais jogou. Ele tinha 31 anos.

Shaun Alexander do Seattle Seahaws que estampou a capa de 2007 foi uma das maiores vítimas. No ano anterior Alexander havia feito uma excelente temporada quebrando recordes, ajudando o seu time a chegar ao Super Bowl e foi ainda o MVP da temporada, mas na temporada seguinte tudo mudou, ele caiu de rendimento, quebrou o pé e fez a sua pior temporada. No ano seguinte a sua performance foi ainda pior quando chegou a ponto de ser demitido da equipe. Resultado, 3 anos depois de ser considerado o melhor jogador da NFL, Alexander estava aposentado por "livre e espontânea" falta de emprego, "mas tudo bem ele já não era tão jovem" já tinha 32 anos.

Outro jogador que estava muito bem era Vince Young, jogador do Tennessee Titans, que caiu assim que apareceu na capa do Madden NFL 2008. Parece engraçado quando você lê matéria contando as histórias de sucesso e queda desses atletas e trazendo diversas perguntas sobre o que aconteceu com esses jogadores que caíram tanto de rendimento, mas sabemos muito bem a resposta: bastou terem estampado a capa do Madden, que a “urucubaca”, atacou.

Outro que a maldição pegou de jeito foi Michael Vick, na época do Atlanta Falcons, que apareceu na capa de 2004 e menos de 15 dias depois do lançamento do game, Michael estava em um jogo de pré-temporada e acabou quebrando a perna.

Depois de vários jornalistas começarem a falar da maldição da capa do Madden, a EA pela primeira vez lançou um concurso para escolher a capa do Madden de 2012. E quem ganhou foi Peyton Hillis que na época jogava no Cleveland Browns, ele não era um grande jogador, mas depois de algumas temporadas, ele acabou fazendo um boa temporada e como de costume deu ruim para o Peyton que teve problema com seu contrato fazendo com que seu agente o pedisse para ele fingir uma lesão forçando seu clube a estender o seu contrato.

Desde então a maldição seguiu fazendo vítimas. Alguns jogadores machucaram sério. O primeiro foi Rob Gronkowski que saiu na capa do Madden 2017. Gronkowski se machucou tão sério, que precisou fazer uma cirurgia nas costas, afastando de todo o resto da temporada. Algo parecido ocorreu com Ray Lewis que foi capa do Madden 2005, ele machucou a coxa e ficou fora de toda a temporada. Algo ainda pior ocorreu com Donovan Mcnabb capa do Madden 2006 que se machucou na temporada de lançamento do jogo afastando-se por duas temporadas inteiras. No Madden 2018 Tom Brady estampou a capa e acabou perdendo o Super Bowl, algo que com o histórico de um jogador como Tom Brady não é muito comum acontecer, se fosse um jogador qualquer tudo bem, mas não estou falando de um jogador qualquer.

O corajoso que estampa a capa do Madden 2019 é Antonio Brown, do Pittsburgh Steelers, que na temporada do ano passado foi eleito o segundo melhor jogador da liga. Será que esta posição irá blindar Brown ou a maldição voltará a aparecer novamente? Nós torcemos para que que ele continue bem e que faça uma temporada brilhante.

Foto: EA/Games

Pelo sim, pelo não, fica a dica: Antonio Brown... Dá uma passada na Igreja perto de casa e peça uma bênção extra. E que essa “zica” se acabe para sempre!

Já que falamos do Iron Maden, porque não um TOP 13 de uma das melhores bandas de rock de todos os tempos?

13 - Seventh Son of a Seventh Son (1988)

12 - The Clansman (1998)

11 - Alexander The Great (1986)

10 - The Number Of The Beast (1982)

09 - Aces High (1984)

08 - Paschendale (2003)

07 - Powerslave (1984)

06 - Rime Of The Ancient Mariner (1986)

05 - Where Eagles Dare (1983)

04 - Phantom Of The Opera (1980)

03 - Revelations (1983)

02 - Infinite Dreams (1988)

01 - Hallowed Be Thy Name (1982)

Foto: Arte Produções/Divulgação

E vocês? Tem algum Top 13 do Iron? Diga aí nos comentários. Quem sabe não ouvimos enquanto jogamos?

Então galera, espero que vocês tenham gostado do artigo. Agradeço a parceria do grande Julio Lazzarotti colunista do Espora FA, agradeço ao Léo AJ pelo espaço para que eu possa escrever sobre o mundo dos games e a todos da Equipe Espora 13 que sempre estão lá para me ajudar, galera vamos seguir o Espora 13 nas redes sociais e se inscrever no canal TV Espora 13, onde todas às sextas tem Live às 21hs falando muito sobre o Galão da Massa.

Da uma passada na Loja Espora 13 e veja as mais lindas camisas, calças e moletons do Galão.

Compre já sua camisa, calça e moletom do Galo na Loja Espora 13.

Espora neles Galoo!

-

Espora 13

Twitter: @espora13

Instagram: @espora13

Youtube: TV Espora 13

Grupo Facebook: @grupoespora13

Grupo Facebook: @esporafa

Grupo Facebook: @esporagames

Liga no Cartola

Loja Espora 13

Facebook: @LojaEspora13

Twitter: @LojaEspora13

Instagram: @lojaespora13

Email:

samir.quitao@espora13.com.br

julio.lazarotti@espora13.com.br

contato@espora13.com.br

Novo site em construção


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page