ATLÉTICO vence seleção brasileira
Salve Massa!
Quem vos fala é este simples amante da camisa alvinegra, Adriano Figueiredo. E como sei que você também ama esta camisa, vou lhe contar um pouco da história do Galo diante da Seleção Brasileira.
Então, vamos nessa!!!
O Mineirão viveu uma de suas noites mais espetaculares, sem falar na Libertadores de 2013 não é mesmo? Isso foi em 3 de setembro de 1969, a Seleção Brasileira enfrentaria um clube mineiro num amistoso de futebol.
Seu adversário foi nada mais, nada menos que nosso querido CLUBE ATLÉTICO MINEIRO, desta vez de camisas vermelhas, representando a Federação Mineira de Futebol (FMF), sendo que fora uma exigência da Confederação Brasileira de Desportes (CBD), e tendo a oportunidade de ser um dos adversários da equipe “canarinho” na preparação para a Copa do Mundo de 1970, no México.
As chamadas "Feras de Saldanha", como a Seleção era conhecida naquela época, vinham de excelentes resultados, vividos nas Eliminatórias para o Mundial, onde em seis jogos, foram seis vitórias, com 23 gols marcados e apenas dois gols contra. O ATLÉTICO também vivia bom momento técnico, com aquela formação da base que seria campeã do Brasileiro de 1971.
Foi um jogo amistoso, mas para muitos tornou-se um dos mais importantes da história do estádio MINEIRÃO.
“Foi o dia em que o ATLÉTICO ganhou da melhor seleção de todos os tempos”, resume o ex-atacante Dario.
Sendo um dos destaques da partida, Dario estava com espírito amistoso até ouvir uma gravação do técnico da Seleção Brasileira, João Saldanha descartando sua participação na copa.
“Um repórter me mostrou uma entrevista do Saldanha afirmando que no Brasil existiam outros 10 atacantes melhores do que eu. Comprei briga com ele na hora. Eu xinguei o Saldanha e disse que a Seleção estava invicta porque não havia enfrentado o Atlético com Mineirão lotado”, relembra Dario.
Imagine... exatos 71.533 torcedores, no Mineirão viram Amauri Horta abrir o placar para o Galo aos 42 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, Pelé empatou logo aos 5 minutos. E Dario marcou o gol da vitória para o ATLÉTICO e mesmo com a equipe completa - com Gérson, Rivelino, Jairzinho, Tostão, entre outros -, o Brasil não conseguiu o empate.
“Acabei com a partida. Sabia que na minha casa não tinha seleção que ganhasse de mim. E olha que era a melhor seleção da história, talvez nunca tenha uma com essa qualidade”, lembra Dario.
Dadá, como era conhecido, considera essa como a mais significativa partida da sua vitoriosa carreira.
“A vitória sobre a Seleção Brasileira, com todo respeito que tenho ao jogo do Maracanã que nos deu o título Brasileiro em 1971, é a mais valiosa porque me deu um status que eu não tinha”, destaca Dadá.
Logo após a vitória alvinegra, o presidente do Brasil na época, Emílio Garrastazu Médici (militar), veio a público exaltar o bom momento do atacante do Atlético. E João Saldanha (comunista), rebateu dizendo que o presidente deveria se preocupar com os ministérios enquanto ele escalava a Seleção Brasileira. Pouco tempo depois, Saldanha seria demitido e Zagallo assumiria a seleção que se tornaria tricampeão mundial em 1970 com Dario no elenco.
Ficha do jogo:
Motivo: Amistoso Estádio: Mineirão Data: 3 de setembro de 1969 Árbitro: Amílcar Ferreira (RJ) Público: 71.533 Gols: Amauri (42min) e Dario (65min) para o Atlético; Pelé (50min) marcou para a Seleção Brasileira
Era uma época em que inúmeros jogadores poderiam vestir a camisa da seleção. A convocação poderia limitar a uns 30 jogadores, que ainda assim faltaria um ou outro carque. Despeço-me com um grande abraço a melhor torcida do mundo e aguardem o próximo artigo da coluna “GALO NA HISTÓRIA” pois iremos relembrar ótimos momentos vividos pelo Clube e pela nação Alvinegra. Até a próxima!
Vamos nação alvinegra!
Vamos Galo
"Nós somos guerreiros Galo"
Aqui é Galo!
Esporada neles Galo!!!