top of page

Diferença dos jogos antigos para os atuais

Salve amigos Galonáticos! Neste artigo irei falar sobre a diferença dos jogos antigos para os jogos atuais e sempre lembrando, essa é a minha opinião...Então vamos lá massa...

O que vou falar hoje é uma coisa que me incomoda um pouco... trata-se da relação dos jogos antigos com os jogos atuais. Eu tenho um problema com os jogos de hoje em dia, e acredito que o mesmo se passa com você. Não podemos negar que os games atuais trazem ótimas melhorias quanto à gráficos e a jogabilidades, mas deixa a desejar quanto a mecânica das coisas – e cá entre nós – eu acho bem estranho isso!

Uma coisa que os jogos de antigamente conseguiam fazer era prender a minha atenção totalmente e que os jogos atuais não conseguem ter o mesmo impacto é que quando pego para jogar um jogo antigo como o Fifa 94 lá no Mega Driver me divirto muito mais durante mais horas que jogando o FIFA 18 no Xbox One, é um sentimento diferente. Então Massa Atleticana quero conversar com vocês sobre o que mudou e o que podemos aproveitar dos jogos antigos.

Uma coisa que me incomoda demais nos jogos de hoje é a facilidade do jogo. Não estou falando que só jogo difícil que é bom, a questão é que, os fabricantes preocupam em deixar o jogo fácil de jogar para atingir maior quantidade de jogadores. Veja só do que estou falando: outro dia vi um trailer do jogo do Homem Aranha com um cenário bonito, gráficos sensacionais, jogabilidade excelente e tal. Mas para você fazer todas a manobras do Homem Aranha, basta apertar um botão do controle na hora certa e pronto, já num jogo antigo você tinha que fazer 200 códigos diferentes para poder chegar a uma manobra ou ataque simples.

O que acontece com isso e não é questão apenas do jogo ser bom ou ruim, é que os jogos atuais estão não exploram a nossa capacidade de imaginação para encontrar saídas alternativas para determinada situação, fazendo com que o jogo acabe ficando “descartável”, você joga uma vez e depois não se interessa mais em jogá-lo novamente.

Vou citar outro exemplo, eu tenho GTA 5 no meu Xbox One e por sinal muito fácil de completar o jogo, lembro de jogar o GTA San Andreas, bem de como da dificuldade do jogo em suas missões. Posso dizer com total certeza o GTA 5 não chega nem aos pés do GTA San Andreas.

Acredito também que os jogos de hoje estão perdendo o seu valor e isso se dá pela facilidade dos fabricantes em criar os jogos, o que antigamente era muito difícil e trabalhoso. Antigamente, os jogos de não tinham atualizações, se após o lançamento de um jogo, descobrissem um erro nele, não havia como atualizá-lo. Por que isso acontecia? Isso acontecia por que os jogos vinham em um cartucho (memórias fixas, ou seja, só se aceira uma gravação) por isso não era possível atualizar ou regravar o jogo em cima daquele que já estava no cartucho. Para “consertar” ou melhor algo no jogo, os fabricantes precisavam lançar uma nova versão do jogo. Hoje em dia é lançado um game incompleto e cheios de erros, daí logo em seguida é disponibilizado atualizações que acabam consertando os mesmos, por um lado isso pode ser ruim, por outro bom ou bom, mas na minha opinião, a preocupação em ter boa jogabilidade sem se preocupar com estratégias e detalhes para completar missões pode tornar o jogo desinteressante. Veja mais alguns exemplos:

Tem jogo de que é simplesmente andar em um mapa aberto, sem muitos recursos dos personagens, as vezes se torna algo sem sentido. Nos jogos de plataforma antigo que você tinha que descobrir como faz as coisas, não tinha aquele tutorial gigante que ensina a fazer tudo no jogo, eles davam mais emoção, te forçava a raciocinar, eram jogos mais desafiadores. Os jogos modernos, que acho que se salvam são os jogos de Esportes e os de Luta, porque eles ainda possuem a essência dos jogos de antigamente e só mudando os gráficos e jogabilidades. Sinceramente acho que gráficos não servem para nada e acho que falta um pouco da magica de antigamente nos jogos atuais.

Antigamente você reunia a galera em sua casa ou na casa de um amigo para disputar uma partida de futebol, corrida, campeonato de luta ou até mesmo para passar missões num jogo de fases. Hoje joga-se tudo online, pode ser até parecido mais não proporciona a mesma experiência. Lembro quando era jogo de passar fases daí agente combinávamos de cada um passar uma fase, por exemplo do Donkey Kong, que cada um passava uma fase e aquele que perdesse passava o controle.

Então acho precisamos resgatar essa essência dos antigos que os atuais não possuem, o que acabou deixando os jogos cada vez mais sem graça.

Galera, essa foi a minha visão em relação aos jogos antigos e jogos atuais! Quero saber da Massa Atleticana a sua opinião!

Agradeço ao Léo Espora pelo espaço para que eu possa escrever sobre o mundo dos games e a todos da Equipe Espora 13 que sempre estão lá para me ajudar, então galera vamos curtir o Espora 13 e a TV Espora 13.

Imagem Reprodução: EA/Games


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page