top of page

Roberto Abras

Salve salve Massa Alvinegra!!!

Vamos falar nessa coluna sobre um dos maiores profissionais do mundo esportivo aqui em Minas Gerais.

O grande Roberto Abras!

Abras cobriu várias copas do mundo e campeonatos nacionais e estaduais, mas seu nome está mesmo ligado ao Atlético Mineiro, clube que acompanha há mais de três décadas (fato que lhe rendeu algumas homenagens por parte da diretoria do Galo), Abras foi condecorado com o Galo de Prata – evento onde são contempladas pessoas com a honraria máxima do Atlético Mineiro.

Sua carreira iniciou no programa “Varig é Dona da Noite”, transmitido nas madrugadas da Rádio Itatiaia, no início dos anos 70, onde trabalhou por 54 anos.

“São 54 anos, comecei na Itatiaia em 1962, já fiz vários programas da rádio, futebol, música. Já fiz o programa Várig é Dona da Noite nos anos 70, mas eu comecei no esporte. Já fiz cobertura do América, desde 73 que eu faço cobertura do Atlético. Comecei em 1974 - foi a primeira que eu fiz, apanhei muito, mas aprendi - na Copa da Alemanha. De lá para cá perdi só a última, porque o Atlético fez uma excursão na China e eu achei melhor ir para lá, e não fiz a Copa do Mundo aqui do Brasil, então eu parei nas dez.” - Roberto Abras

Segundo Abras, o Atlético Mineiro da década de 80, onde o presidente era o Elias Kalil, lhe proporcionou viagens fantásticas pela Europa afora, com participações em inúmeros torneios internacionais e isso contribuiu bastante para seu crescimento profissional.

Roberto Abras fez uma comparação do trabalho antigamente com o atual:

“Antigamente, nós não contávamos com essas coisas modernas. Não tinha internet, celular ou tablet, na minha época não tinha tudo isso. Hoje vocês deitam e rolam, porque se você quer fazer uma pesquisa, você ‘bota’ pra pesquisar ‘Fulano de Tal’, daí já sai tudo sobre ele. A comunicação ficou mais intensa, mais ágil. Hoje acontece um fato na China e em dois minutos já está aí na tela do celular. Tem muita gente abusando, tirando proveito nessa situação. Mas eu não lamento não, porque naquela época, você tinha que se ‘virar’. Se ‘virando’ você dá mais valor. Tanto que o pessoal que está se formando atualmente, as empresas estão mandando embora, porque eles não têm o trabalho de estudar, pegam seus trabalhos tudo pronto na internet.”

- Roberto Abras

Os maiores exemplos citados por Abras em sua carreira são o falecido Januário Carneiro, Diretor da Rádio Itatiaia e Emanuel Carneiro, irmão de Januário Carneiro, atual diretor.

Curiosidades sobre o velho Abras

Nenhuma coletiva no Atlético Mineiro começa sem a sua presença;

A sala de imprensa tem seu nome.

Roberto Abras é e foi sempre uma unanimidade do jornalismo, se tratando de Clube Atlético Mineiro.

O melhor dentre os melhores.

Até a próxima Massa e...

Esporada neles Galo!!!

Foto: Site Terceiro Tempo


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page