Willy Fritz Gonser
- por Adriano Figueiredo | Revisão: Tales Ribeiro |
- 26 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Mais conhecido pela Rádio Itatiaia, Willy Fritz Gonser, foi considerado o mais completo narrador esportivo, com sua voz inconfundível e emoção inigualável.
Filho de alemão e mãe paranaense, sua carreira teve um pontapé inicial na rádio Marumby, do estado do Paraná. Willy Gonser era animador de auditório, mas num belo dia, o Líder de equipe o perguntou se poderia contar com seu apoio numa transmissão.
- Líder de Equipe: ''Domingo, você vai comentar a preliminar no estádio.''
Tratava-se de um campeonato de aspirantes do Paraná naquela época. História essa contada no programa Bastidores da Radio Itatiaia, em 2012. Nesse dia, jogavam Ferroviário e Britânia Sport Club. Ao término do primeiro tempo, Willy foi chamado pra comentar a partida. Quando finalizou seu comentário, percebe-se que o locutor não voltou.
"Eu estava sozinho na cabine. Depois fiquei sabendo que o Líder de equipe estava no corredor aguardando para ver o que eu faria. A bola rolou e eu comecei a narrar." - Willy
Willy Gonser chega à Rádio Itatiaia em 1979. Ele já conhecia o Comentarista e Coordenador de esportes da rádio, o Oswaldo Faria. Já haviam trabalhado num jogo entre Espanha x Iugoslávia que apontaria o primeiro adversário do Brasil na Copa de 1974. Segundo Willy a Itatiaia não conseguiu a linha [para transmissão] – que eram poucas naquela época – mas ele tinha conseguido, visto que coordenava a Rádio Gaúcha nesta época. Passados 5 anos em julho, Willy estreia um jogo entre Atlético Mineiro e Fluminense de Araguari, na Rádio Itatiaia.
Sua narração mais marcante foi a do milésimo gol do Atlético Mineiro no Campeonato Brasileiro, feito pelo atacante Marques, contra o Goiás, em 2001, no Estádio Serra Dourada.
"Eu até admito que cada vez que ouço o lance, [percebo que] a emoção me dominou muito mais, naquele momento que em outras ocasiões." - Willy
Também fez a mais perfeita descrição do segundo gol de Ronaldo Fenômeno, na final da Copa do Mundo contra a Alemanha, em 2002.
"O que encantou foi a abertura de pernas feita por Rivaldo para que a bola passasse, matando a defesa alemã e deixando Ronaldo pronto pra marcar." - Willy
Após deixar a Rádio Itatiaia em 2009, Willy foi para a cidade litorânea de Alcobaça, ao Sul da Bahia, praia onde costumava passar as férias, mas não deixou de acompanhar o esporte.
"Como tenho mais tempo disponível agora, sinto mais bem informado que antes", disse o narrador esportivo. "Sábado e domingo eu tenho que descansar, é um descanso completo, porque de segunda a sexta eu não faço nada", brincou, bem-humorado.
Em 2015, retorna ao cenário esportivo como Diretor de Esportes, Comentarista e Apresentador da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, onde ficou por seis meses, em seu último trabalho. Faleceu em 22 de agosto de 2017, aos 80 anos de idade.
Em nota o Atlético Mineiro, compartilha os sentimentos da equipe: "Nossa imensa tristeza pelo falecimento do mais completo narrador esportivo do Brasil". Seu corpo foi sepultado no cemitério Bosque da Esperança, na capital mineira.
É Goooooooooollll do Galoooooooooo!!!!
Obrigado por tudo, Willy Fritz Gonser!!!
Esporada neles Galo!!!

Foto Divulgação: Atlético