top of page
Buscar

Conhecendo o Lado Financeiro do Galo E-Sports

  • por Samir Quintão / Revisão de Luciano Porto /
  • 10 de mai. de 2018
  • 4 min de leitura

Salve amigos Galonáticos! Hoje vamos abordar o lado financeiro do mundo das equipes de E-Sports, em entrevista com Lucas Luciano, Diretor Financeiro do Galo E-Sports, ao Espora 13.

Espora 13: Como começou a sua história dentro do mundo dos E-Sports?

Lucas Luciano: Sempre fui um consumidor deste tipo de entretenimento. Mas com o passar tempo e a vida adulta, acabamos por ter menos contato. Até que em 2013, vi uma transmissão no Youtube de E-Sports e percebi este novo mercado, aí comecei a pesquisar sobre. Assim voltei a jogar e tentar, de alguma forma, me inserir nesse novo contexto dos games, através do jogo "League Of Legends". Tive contato com equipes amadoras a princípio, e, posteriormente, com equipes do cenário universitário. Isso buscando o entendimento de estrutura e como funcionam as equipes, e, ao mesmo tempo, busquei contato com pessoas que já participavam da estrutura profissional, em busca de informação, até conseguir o máximo de informações e definir que minha carreira seria na estruturação de modalidades para trabalhar na União dos esportes tradicionais com os E-Sports. Inclusive defendi uma monografia de pós graduação no tema conseguindo conceito máximo na Fumec, e, através das redes sociais, eu e o Galo E-Sports nos encontramos e nada melhor que unir estas duas paixões: Games e o Galo.

Espora 13: Como foi o contato com o Galo E-Sports?

Lucas Luciano: Através do Twitter, se não me engano em uma postagem do próprio Espora 13. Vi a existência do time. Assim logo adicionei eles e enviei uma mensagem direta, contando minha experiência e que queria participar do projeto. O que seria um sonho para qualquer Atleticano. Assim, nosso presidente William me retornou, e aí conversamos sobre o mercado e as possibilidades para o time.

Espora 13: Como é o trabalho de um diretor financeiro de um clube E-SPORTS?

Lucas Luciano: Hoje meu trabalho está mais voltado para a captação de patrocínios para a equipe e o mais importante nesse momento - e que tenho tentado com unhas e dentes - é pelo reconhecimento do Atlético Mineiro na modalidade, tentamos contato com grandes empresas para viabilizar o projeto. Hoje os times de E-Sports sobrevivem como nos clubes de futebol: patrocinadores, que, devido à grande exposição que suas marcas alcançam, (uma transmissão de E-Sports alcança em média 40 mil pessoas ao vivo), as mais importantes são geralmente as pessoas engajadas no mercado, as que realmente irão consumir seu produto. Totalmente diferente de veicular uma propaganda em um intervalo comercial na TV, por exemplo. Na TV, você tem estudos sobre o filtro do seu público alvo menos refinado, o Target na veiculação de E-Sports é bem definido, são pessoas de 13 a 35 anos que compõem 85% do seu público, sendo 71% homems e 29% mulheres, que movimentaram 11 milhões de pessoas assistindo em 2017 e faturou 700 milhões de dólares, aproximadamente. Mediante a esses números, estamos em busca de empresas que acreditem nesse mercado, que está se consolidando. Hoje, times como Flamengo, Corinthians, Santos, Vitoria, Bahia, Atlético Paranaense, PSG e Fenerbahçe já possuem times de games em diversas modalidades. Buscamos o apoio do Galo para viabilizar os patrocinadores e não como o financiador direto. Nosso projeto isenta o Galo de se desprender financeiramente e é sustentável por si só.

Espora 13: Como funciona o contrato com os atletas?

Lucas Luciano: Hoje, o contrato de trabalho é regido pela mesma lei do futebol. A Lei Pelé. Portanto tem todos os direitos trabalhistas que tem os atletas profissionais do futebol. Essa realidade já está sendo colocada em prática pelos times profissionais. Como também a determinação do tempo de trabalho, pois existe a dificuldade de definir quando o atleta está trabalhando ou apenas jogando, sabendo que as coisas se misturam. Inclusive, já foi aprovado no congresso um dia dedicado aos esportes eletrônicos, assim como a lei q rege esta modalidade do esporte.

Espora 13: Como você analisa o momento atual do Galo E-Sports?

Lucas Luciano: Uma equipe que está percorrendo os caminhos corretos para ser uma referência no esporte. Estamos buscando a consolidação nos games de consoles, já somos referência no PES, Fifa e estamos com time de Rainbow Six bem consolidado.

Espora 13: O que você espera do futuro? Em relação aos patrocínios, parceiros, representação em outros jogos, novos jogadores...

Lucas Luciano: Todas as modalidades são de PS4 , estamos expandindo também para PC, com o Counter Strike e depois com o League Of Legends, com isso procuramos trazer mais visibilidade e atratividade para os patrocinadores e a torcida para o sonho de sermos reconhecidos oficialmente pelo Galo. Com isso, teríamos a possibilidade de figurar entre os melhores do Brasil. Enquanto isso, estamos fazendo o melhor para honrar essa marca e time. Sobre os atletas, estamos buscando atletas amadores de destaque. Hoje temos dois ótimos pilotos no F1 e Gran turismo, no FIFA Pro Club, o brasileiro começa esse mês agora, dia 21, F1 também começa um campeonato este mês, o Gran turismo, teve uma corrida até agora, estamos em 5o, a próxima corrida será na terça da semana que vem. Street Figther estamos aguardando próximas competições e no Rainbow Six também começa este mês. Estamos classificados em 2o lugar.

Espora 13: Como funciona o lado financeiro das competições?

Lucas Luciano: Nesse momento estamos arcando com todas as despesas. O apoio que temos ainda não possibilita entramos com o caixa do próprio clube. Assim, o Presidente e diretores, tem arcado com as contas e, infelizmente, não conseguimos dar o apoio com a remuneração que os profissionais merecem. Não queremos um entrave com o clube/Galo. Estamos, até a definição do apoio, ao não do clube, sem captar patrocinadores.

Espora 13: Muito obrigado, sucesso e que consigam os objetivos.

Então galera, espero que vocês tenham gostado desta matéria, agradeço ao Léo Espora pelo espaço para que eu possa escrever sobre o mundo dos games, ao Lucas Luciano pelo tempo. Entao vamos curtir o Espora 13 e se inscrever no canal do YouTube TV Espora 13, onde tem o quadro Espora Games com apresentação de Jonatas Berto.

Espora neles Galo!!!

Foto: Digital Trends


 
 
 
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page