top of page

Draft… Isso é de comer ou de beber?

Salve, galera que tem a doce missão de torcer contra o vento! Seguindo nossa série explicando tudo sobre o futebol americano e, consequentemente, sobre NFL, hoje falaremos sobre o draft.

O Draft é exatamente como a tradução para o português, ou seja, recrutamento. Período de três dias em que o General Manager (espécie de diretor de futebol em comparação ao nosso futebol), em conjunto com seus treinadores e analisadores de desempenho de cada time, escolhem novos jogadores. É necessário muitas informações e conhecimento, pois essas escolhas irão afetar o time por toda a temporada.

E o que acontece nos três dias de Draft?

Assim como no ano passado, o Draft desse ano vai rolar no AT&T Stadium em Arlington no estado americano do Texas, entre os dias 26 e 28/04/2018. Os times têm um limite de tempo para fazer suas escolhas e o processo é dividido assim:

1º Dia - 1ª Rodada e cada time tem 10 minutos;

2º Dia - 2ª e 3ª Rodadas e cada time tem 7 minutos;

3º Dia - 4ª à 7ª Rodadas e cada time tem 5 minutos.

A ordem de escolhas é inversamente proporcional a posição que o time ficou na última temporada. Dessa maneira, o time que ficou em último terá a primeira escolha da primeira rodada, o penúltimo terá a segunda, assim sucessivamente até que o time que ganhou o Super Bowl faça a última escolha da primeira rodada, qual seja, a 32ª escolha. Continua assim até que finalizem as 7 rodadas. É relevante se observar que é possível que os times façam trocas dessas escolhas entre si, seja para conseguirem uma melhor colocação no draft, seja para obter aquele jogador veterano que o outro time já não precisa mais.

E por que existe o Draft?

Uma das maiores preocupações dos donos das franquias (times) da NFL é ganhar dinheiro. Não é à toa que 29 das 32 equipes existentes estão na lista dos 50 times esportivos mais valiosos, segundo a Forbes, e ainda ocupando a 1ª colocação com o Dallas Cowboys, avaliado em 4,2 bilhões de dólares. Tá, mas o que isso tem a ver com Draft? Os donos dos times perceberam que quanto mais competitiva for a liga, mais rentável ela será. Desse modo, o Draft permite que haja um maior equilíbrio competitivo entre as equipes, nas quais os piores de cada ano possam conseguir jogadores melhores para próxima temporada e, consequentemente, consigam um melhor desempenho, assim, gerando lucro. Além do draft, outros fatores são importantes para manter a liga competitiva, como por exemplo, o salary cap, divisão dos direitos televisivos.

Como escolher os jogadores?

O ideal é que o time consiga o melhor jogador para a posição mais deficiente, por exemplo, digamos que o quarterback se aposentou ou se machucou na última temporada, talvez, seja interessante adquirir o melhor jogador desta posição para compor o elenco. Ocorre que nem sempre é possível e a vida é feita de escolhas difíceis. Muitas vezes tem um jogador que parece ser bem promissor em uma posição que o time nem precisa tanto, então será que não vale a pena obtê-lo por um preço baixo (os contratos dos jogadores calouros são limitados pela NFL) para talvez mais tarde tê-lo como poder de troca? Outro exemplo: o melhor jogador disponível no draft deste ano é WR, mas meu time já tem um excelente corpo de recebedores e está precisando de LB, mas os disponíveis não são tão bons assim, será que é melhor selecionar o melhor WR,pois tenho uma boa colocação no draft ou selecionar a necessidade do time? Além disso, deve-se lembrar que assim como seu time está de olho em um jogador, outros times também podem querer e precisem dele tanto quanto você. Todos esses pontos são levados em consideração neste momento.

E as trocas?

As trocas fazem parte da estratégia para montar o melhor elenco, às vezes subindo posições na ordem de escolha do draft, às vezes obtendo um excelente veterano ou até mesmo ter mais escolhas em uma única rodada. Antes de realizá-las, as equipes levam em consideração: (1) as posições mais deficitárias do time, (2) os jogadores disponíveis na free agency, (3) os prospectos do draft naquele ano e (4) o salary cap disponível para contratações. Trocas envolvendo escolhas no draft, tanto do ano corrente como as dos próximos anos, podem ser um bom negócio dependendo dos fatores listados, vamos aos exemplos para deixar mais claro: digamos que o time A seja o 30º na ordem do draft e tenha 2 RBs muito bons, mas precise urgentemente de um CB. Por outro lado, o time B é o 2º na ordem de escolhas do draft e está com RBs que caíram de rendimento, logo, precisando contratar jogador nesta posição. Sabe-se que o melhor jogador no Draft neste ano é justamente um CB que parece muito promissor. Dessa maneira, o time A propõe uma troca com o time B, dar o melhor RB deles pela escolha de 1ª rodada deles, assim conseguiriam draftar o CB que precisam e, em contrapartida, o time B que não precisa de um CB, poderá ter um RB para compor seu elenco.

Claro que existem mais detalhes a respeito do Draft. Mas para nós, Atleticanos que estamos começando nossa aventura pelo mundo do futebol americano, o básico está aqui.

O que falta, agora, é pegar a sua camisa, sua bandeira, juntar amigos, familiares e partir para apoiar o Galo FA a se manter no topo do futebol americano no Brasil.

Abraço a todos, em especial ao amigo Galo Doido Demais, Amauri Caldeira, que nos acompanha e também aos grupos de Whatsapp AtletiGatas e Galo Forte e Vingador. A ajuda de vocês, divulgando o trabalho do Espora 13, muito nos alegra. Espero encontrar com todos vocês no próximo jogo do Galo FA, que vai rolar no começo de junho.

Esporada neles Galo!!!

Foto: Valquíria Santos Fotografia


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page