top of page

Dicionário do Futebol Americano

Salve, Massa Atleticana! Muitas vezes, acompanhando os jogos, existem uma série de termos em inglês que costumam confundir a galera que está começando a entender o jogo. Afinal de contas, são regras, instruções ou jogadas? Vamos tentar explicar as mais comuns.

A

Audible - Os audibles são aquelas chamadas de jogada que os quarterbacks fazem antes do snap, para mudar alguma jogada.

B

Blitz - Estratégia defensiva, onde alguns jogadores renunciam às suas normais responsabilidades e vão em direção ao QB, para pressioná-lo e dificultar o passe.

C

Center - É o jogador posicionado no centro da linha ofensiva. O center é o jogador que dá a bola ao quarterback ao fazer o chamado snap, passando a bola entre as pernas quando o QB chama a jogada.

Controlar o Relógio - É uma estratégia utilizada pelos times, fazendo jogadas geralmente corridas, onde o relógio não para e com isso a outra equipe tem menos tempo para iniciar seu ataque.

D

Drive - É uma sequência de jogadas (Downs ou Descidas) até entregar a bola à equipe adversária ou marcação de touchdown ou field goal.

H

Huddle - Reunião feita pelos jogadores do time de ataque para definir a próxima jogada.

I

Ineligible/Elegible Receiver (Recebedor Elegível/Inelegível) - Antes do snap, os jogadores que estão em campo e são elegíveis para receber a bola precisam se apresentar ao árbitro, fazendo apenas um sinal com a mão.

K

Kicker - Ou "chutador", atua no time de especialistas cuja responsabilidade é chutar os field goals, extra points e, como na maioria dos casos, fazer os kickoffs. Apesar de serem os menos valorizados financeiramente, são capazes de decidir jogos como já aconteceu algumas vezes no Super Bowl.

N

Neutral Zone (Zona neutra) - Área entre a linha de scrimmage em que nenhum membro, de nenhuma das duas equipes pode invadir.

O

Overrtime (Prorrogação) - Período extra resultante de um empate do período regular.

P

Play-Action Pass - Jogada de Passe, em que o QB finge que está entregando a bola pro seu RB, mas recua para efetuar um passe.

Playbook - Livro que contém todas as jogadas, termos e estratégias de uma equipe. Os quarterbacks geralmente usam essa faixa com todas as jogadas no braço, para facilitar na hora do jogo a lembrar de todas as jogadas, pois são muitas.

Pocket - Área de proteção para o quarterback. Os jogadores da linha ofensiva recuam em torno do seu quarterback, fazendo um semi-círculo como se fosse um muro em volta dele, para impedir que ele seja sacado.

Punter - Atua no time de especialistas cuja responsabilidade é fazer o chute de devolução, chutando a bola o mais longe possível para o adversário, a fim de dar a ele a menor vantagem possível em campo.

Pylon - Pequenos marcadores laranjas que sinalizam os 4 cantos da End Zone.

Q

Quarterback ou QB - Ao contrário do que muita gente pensa, o quarterback não é um zagueiro. Jogadores dessa posição são membros da equipe ofensiva do time (do qual são líderes) e alinham-se logo atrás da linha central, no meio da linha ofensiva. Sua função é dar o inicio as jogadas e fazer passes para o touchdown. Em uma comparação com o futebol (Soccer) esse jogador seria uma espécie de "camisa 10" ou o "meia de habilidade".

R

Rookie - Jogador na sua 1ª temporada na NFL.

Roster - Lista de jogadores que compõem o elenco do time.

Running Back - O principal papel de um running back é correr com a bola, que pode ser passada para ele pelo quarterback ou em um snap direto do Center, sendo que ele também pode receber e também ajudar no bloqueio.

S

Sack - Qualquer Tackle que um QB recebe atrás da linha de scrimmage, resultando na perda de jardas.

Scrimmage Line (linha de scrimmage) - É uma linha imaginária transversal que corta o campo e se posiciona entre a linha defensiva e a linha ofensiva, e os times não podem ultrapassar essa linha antes do começo da jogada. Sua localização é exatamente no local onde a bola ficou depois da jogada mais recente.

Shotgun - Um das jogadas em que a formação de ataque é para passe: o QB alinha 5 a 7 jardas atrás do Center.

Sidelines - Linhas laterais do campo.

Snap - Ação onde o Center entrega a bola em mãos ou num lançamento ao seu QB, Kicker ou Punter.

Spike - Ato de lançar a bola ao chão. Quando o time tem pouco tempo no relógio e nenhum tempo para pedir, o Quarterback tem a opção de jogar a bola no chão logo depois do snap para parar o relógio e ele ter tempo de definir a próxima jogada. Os jogadores geralmente fazem o spike para comemorar um touchdown também.

T

Tackle - Ato de derrubar um jogador e impedir que ele avance.

Território - Metade do campo defendida por uma determinada equipe.

W

Wildcat - A formação wildcat é uma das jogadas do ataque em que o snap é feito diretamente para o Running Back geralmente (algumas jogadas possuem outros jogadores nessa posição), ao invés do Quarterback.

Muito bem, chegamos à end zone por hoje. Convido a todos a curtir as dicas do PH Martins no TV Espora 13, com episódios inéditos sempre às terças.

Volto na próxima segunda, trazendo mais curiosidades e dicas sobre o Futebol Americano. Saudações alvinegras.

Touchdown neles, Galo FA!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page