Futebol Americano para iniciantes - Parte 2
Salve, salve povo que torce contra o vento. Nada se compara ao Atleticano. Passam títulos, equipes e ele está lá firme e forte, contra tudo e contra todos. Feliz 110 anos, Atleticano. Você é maior que qualquer time, maior que qualquer título, maior que qualquer diretoria frígida. O Galo só existe por sua causa!
Semana passada publicamos a primeira parte do "bê-a-ba” do futebol americano.
Vamos a segunda e última parte.
Mas calma! Não paramos por aí. Esse foi apenas um guia rápido. Muitas novidades estão por vir.
Vamos às regras, parte 2.
A dinâmica do jogo
Tempo - O jogo é dividido em 4/4 de 15 minutos. Entre o 2º e o 3º, temos um intervalo de 12 minutos. Entre os outros quartos, apenas 2 minutos. A contagem do tempo é pausada quando existe um passe incompleto, um jogador sai de campo com a posse da bola, se existe uma penalidade ou pedido de tempo. O tempo só volta a ser contado a partir do momento que o juiz coloca a bola no lugar correto para o começo da jogada. Por esse motivo, alguns jogos podem passar de 2 horas. Caso o jogo termine em empate, são acrescidos 15 minutos de extra time (prorrogação). O time que marcar pontos primeiro, ganha a partida.
Início do jogo - A posse de bola no começo do jogo é decidido através de cara ou coroa, o time que começar recebendo o chute inicial (kickoff) no 1º quarto, terá que começar no 3° com chute. Então a bola é colocada na linha de 30 jardas do campo do time defensivo. Um jogador do time defensivo chuta a bola na direção do campo adversário.
Se o jogador que receber a bola do kickoff estiver dentro de sua própria end-zone ele tem 2 alternativas de ação, correr para fora de sua end-zone e seguir o máximo possível, ou tocar o joelho no chão, indicando a paralização da jogada – neste caso a próxima jogada do time ofensivo será iniciada na linha de 20 jardas.
Caso o chute inicial saia pela linha de fundo (além da end-zone), a primeira jogada do time ofensivo será iniciada na linha de 20 jardas. Caso o chute inicial saia pela linha lateral, a primeira jogada do time ofensivo será iniciada no ponto onde a bola sair.
Ataque - Time que tem a posse de bola
O time que recebe a bola do kickoff, inicia as decidas (downs). Com a equipe de ataque no gramado, o time tem 4 downs para conquistar, no mínimo 10 jardas e continuar atacando e avançando sobre o campo defendido pelo rival, até chegar a end-zone (marcando touchdown = 6 pontos) ou tentar um field goal (que é chutando a bola e essa tem que passar entre as traves do time adversário. Vale 3 pontos).
São duas jogadas básicas de ataque: o passe, que normalmente parte do quarterback para um de seus recebedores, e as corridas, que em geral são responsabilidade do running back. As jogadas são combinadas antes de cada descida. Os recebedores tem um trajeto pré desenhado para desempenhar, e os corredores sabem exatamente por onde devem ser executadas as corridas.
Se ao fim de 4 downs o time não conseguir avançar 10 jardas, perde a posse de bola e é a vez do time adversário colocar o ataque no gramado para tentar avançar a partir do ponto onde a última jogada parou. Por isso, na maior parte das vezes, os times usam apenas as três primeiras tentativas para atingir o objetivo e, caso não consigam, chutam um punt, para devolver a posse para o adversário em uma posição ruim de campo, ou um field goal, para anotar pontos caso estejam em uma distância segura (mais próximo da end-zone do adversário).
Defesa - Tentativa de recuperar a posse de bola
Quando a equipe não tem a posse de bola, é feita a substituição de todo o time e entra em campo a equipe de devesa. Logicamente, deve evitar que o adversário ganhe jardas, defendendo as tentativas de corridas e lançamentos feitas pelo adversário.
As formas de interceptação de jogadas são:
Tackle - O time defensivo interrompe a ação ofensiva derrubando o jogador ofensivo que está com a bola dominada. Um jogador recebe (ou sofre) um tackle quando ao menos um de seus joelhos toca o chão.
A defesa deve se precaver para não cometer um Safety – Que ocorre quando a defesa faz um tackle dentro da end-zone adversária e aí, o time adversário ganha 2 pontos. Pode dizer que é um “gol contra”.
Fumble – Ocorre quando o jogador que vai passar a bola ou aquele que está correndo com a bola a deixa cair. Neste caso, qualquer jogador (dos 2 times) pode recuperar a bola se jogando sobre ela ou pegando a bola. O time que recupera a bola de um FUMBLE mantém a posse de bola.
Interception – Como o nome diz, ocorre quando o time defensivo intercepta a bola lançada para os jogadores ofensivos. É a “Roubada de bola”.
O interessante é que as bolas tomadas, tanto no fumble como a Interceptação, podem originar corridas para a end-zone, gerando pontos para o time que recuperou a posse da bola (Turnover).
Se ao fim de 4 tentativas o adversário não conseguir avançar 10 jardas, a posse da bola passa para o time que estava defendendo no ponto em que a bola parou ou na linha de 20 jardas (se houve tentativa de field goal).
Basicamente a dinâmica do jogo é essa que nós do Espora 13 apresentamos nessas duas partes, de uma forma bem básica para que as pessoas aprendam o jogo. Nas próximas semanas discutiremos estratégias, jogadas, interação entre as equipes de ataque x defesa x especial dentro de um mesmo time, como funciona a metodologia de treinamento e comando durante as partidas, marketing da NFL e do nosso Football, regras e formatos de campeonatos.
Tem dúvidas?
Me siga no twitter: @galo13fa
Acompanhe nosso conteúdo mais de perto e fique por dentro de tudo o que rola no Clube Atlético Mineiro. Siga o Espora 13 nas redes sociais.
#Galo110Anos #GaloFutebolAmericano #TackleNelesGalo #EsporadaNelesGalo #Espora13 #FutebolAmericano #TouchdownNelesGalo #AquiEGalo #GotasSalvadoras
Foto: Lethy Guerra Fotografia/Espora13