Get ready for this! Prepare-se para isto!
Salve, salve Massa do Galo. É com muita alegria que estreio minha coluna sobre Futebol Americano no Espora 13. Algo que, só foi possível graças ao CAMarada Leo Espora e ao fato de termos o nosso Galo FA. Tomado de emoção, há lágrimas em meus olhos enquanto escreve esse texto. Emocionado por poder falar de Futebol Americano e o melhor, do Galo Futebol Americano. Me faltam palavras e sobram emoções.
Muito obrigado eterno Bebeto de Freitas (você e o Maluf fazem falta), por realizar meu sonho de ter um time do Galo de FA, obrigado Leo Espora pelo convite e apoio, Mateus Augusto, pelo entusiasmo e por ser um wide receiver bem ao estilo de Antônio Brown com velocidade na análise do jogo.
Sem mais delongas vamos à cobertura do jogo do Galo FA no sábado e logo em seguida, para quem ainda está perdido com as regras do Futebol Americano, o Espora 13 preparou um guia para facilitar a sua vida. Vamos lá!
Galo Futebol Americano x Nova Serrana Forgeds
por Mateus Augusto - Fotos Léo Espora
Em clima de festa, alegria e de homenagem a Bebeto de Freitas o Galo FA entrava em campo pela primeira vez. Jogo válido pelo Campeonato Mineiro Sesc de Futebol Americano 2018.
O Galo Futebol Americano venceu o Nova Serrana Forgeds por 82 x 7, neste sábado (17/3). A partida aconteceu no Sesc Venda Nova. Com bastante comodidade para o torcedor, o evento contou com uma organização impecável com área de lazer para do torcedor , food trucks e shows. A massa atleticana compareceu e empurrou o time a vitória.
Já no primeiro tempo o Alvinegro abriu um placar de 35 x 7 com direito a touchdown de interceptação do adversário. Na volta do segundo tempo o Galo manteve a mesma disposição e conseguiu marcar mais sete touchdowns fechando o jogo em 82 x 7. O (MVP) melhor jogador da partida da partida foi o running back Pedro Moreno correndo 84 jardas e anotando quatro touchdowns.
As imagens do jogo você confere na TV Espora 13.
Link: https://youtu.be/iMnJkjVkDV4
Próxima partida:
07/04/2018 - 17:00
SESC Venda Nova
Piratas da Serra x Galo FA
Futebol Americano para iniciantes - Parte 1
Porque "Football" se os caras jogam com as mãos?
Você vai encontrar milhares de teorias a respeito. Mas seguimos o princípio científico-filosófico da Navalha de Occam, a evidência mais racional é acreditar na explicação mais simples. Logo…
O Futebol e o Rugby foram criados na mesma época e com regras um pouco parecidas. Um se joga com as mãos, outro com os pés. Em 1871, um conjunto de clubes de futebol se reuniu em Londres para regulamentar uma versão do jogo que envolvia o uso das mãos (atual rugby). Desse ponto em diante, as duas versões do futebol foram distinguidas em função da versão mais completa de seus nomes: Rugby football e Association Football.
Os dois esportes chegaram juntos aos Estados Unidos que, "americanizaram" as regras do rugby, visando penetração mercadológica ao esporte. Retiraram a palavra "rugby" e mantiveram "football". Bem simples, não é mesmo?
Vamos falar do Futebol Americano, conforme é disputado na Liga Norte Americana de Futebol, ou NFL. Logicamente, que iremos usar termos em inglês pois, são mundialmente conhecidos desta forma e uma tradução rasa pode retirar o sentido do que ela se refere. Mas calma, teremos um glossário ao decorrer dos nossos textos para explica-los melhor.
Como é disputado o jogo?
Jogo disputado por 2 equipes. Cada time possui 3 unidades diferentes, o time de ataque (ofensivo) , o de defesa (defensivo) e os especiais que só entram em campo em situações de chute (kick offs, Field goals e punts). Cada time vai ter sempre 11 jogadores em campo. O futebol americano é um esporte que demanda muita especialização de posição, portanto cada jogador (da NFL) joga apenas em uma unidade e geralmente exerce apenas uma função em campo.
O objetivo é marcar mais pontos que o time adversário nos 4 tempos de 15 minutos. A partida é disputada num campo de jogo retangular com 120 jardas (109,73 m), de comprimento e 53 e 1/3 jardas (48,76 m) de largura, delimitado por linhas laterais ao longo do comprimento, e linhas finais ao longo da largura.
Existe uma linha de gol a 10 jardas de cada uma das linhas finais e paralelas a ambas. As duas linhas de gol estão separadas por 100 jardas. A área do campo entre as linhas de gol tem o nome de campo de jogo. Passando das linhas de gol e entre as linhas laterais e finais, situam-se as áreas de finalização (endzone). Os pontos podem ser feitos através de:
Touchdown - O tipo mais venerado de pontuação. Vale 6 pontos. O jogador do time tem que entrar na “endzone” (espécie de grande área) do adversário com o domínio da bola.
Extra Point (ou Convert) - Cada touchdown dá direito a outro(s) ponto(s): você pode escolher entre um chute de 1 ponto (extra point) ou uma nova tentativa de jogada para a endzone, que vale 2 pontos (convert).
Field goal - É um chute de qualquer lugar do campo que deve passar entre as “pernas” da trave invertida. Passou, é gol. Vale 3 pontos. Mas não é fácil, por isso o time tenta chegar o mais perto possível da trave, e só então chuta.
Safety - Quando o dono da bola é “nocauteado” (tackled) dentro da sua própria endzone. Lance não muito frequente. Vale 2 pontos. Raro de acontecer e não é uma regra, digamos, básica.
Na próxima semana, explicaremos a dinâmica do jogo. Por enquanto, você pode ver um video da ESPN, bem resumido de como é o jogo.
Guia de Futebol Americano para iniciantes
Link: https://youtu.be/0Qh0TmJdMCI
#GotasSalvadoras #GaloFutebolAmericano #TackleNelesGalo #EsporadaNelesGalo #Espora13 #FutebolAmericano #TouchdownNelesGalo #AquiÉGalo
Foto: Mateus Augusto/Espora13