O Atleticano forte nas provações!!!
Muitos dizem que o Atleticano é sofredor!!! É verdade!!! Pois tudo no Galo é sofrido. O Atleticano é sofredor sim, mas triunfa sempre!!! Até mesmo nas derrotas!!! Muitas foram as provações vividas pelo Atleticano. Até mesmo na fundação fomos provados. Quando aqueles meninos resolveram criar o Atlético, muita coisa faltava para se criar um time de futebol. Camisas, campo, bola e etc. Talvez muitos deviam dizer: "Será que vocês vão conseguir???"
Quando se tem um objetivo na vida, um sonho, uma meta, sempre aparece alguém para tentar colocar a dúvida na cabeça da pessoa e isso é uma provação que aqueles Atleticanos venceram, fora outras que estavam por vir. Se alí surgiu o "EU ACREDITO"??? O "EU ACREDITO" surgiu quando aqueles meninos resolveram criar o Atlético. Ao longo dos anos o Atleticano continuou vivendo as suas provações. Como no período de 1963 até 1970, quando o Galo não conquistou nenhum campeonato mineiro. Foram sete anos de provação. O Mineirão tinha sido inaugurado e o Galo, até então, não tinha conquistado títulos no estádio que tinha sido construído justamente para a Massa Atleticana. O time do povo de Belo Horizonte e Minas Gerais vivia essa penúria. Foram sete anos que mais pareciam uma eternidade. Mas o Atleticano seguiu com o Galo. O Atleticano sabia que o Galo precisava de Deus primeiramente e dele. Poucas foram as alegrias nesse período. Mas o Atleticano também sabia que precisava se manter forte. Sabem por que apesar das inúmeras dores, desapontamentos, tristezas, decepções, o Atleticano continuava a seguir o Galo??? Porque o Atleticano, além de saber que "Clube Atlético Mineiro uma vez até morrer", ele é um forte!!! Pois pra suportar tanta coisa difícil, só mesmo sendo forte. Pra continuar lotando o Mineirão, o Independência, viajando para outros Estados, só mesmo tendo amor pelo Atlético e sendo forte!!! Como o Atleticano precisou ser mais do que forte após perder o título Brasileiro de 1977 em casa, de forma invicta e com dez pontos a mais que o adversário e nos penaltis!!!
Uma dor grande. Um baque. Muitos levam um certo tempo para se levantar após uma tragédia. E muitos nem se levantam mais. Ficam ali mesmo, prostrados. Mas o Atleticano sabia que o Atlético precisava de Deus e dele. Que ele precisava ser forte para apoiar e levantar o Atlético. No jogo do domingo seguinte, lá estava o Atleticano de novo no Mineirão, contra o Bahia, pela mesma competição. Assim é o Atleticano. Sempre viveu o "agora vai" e nunca foi. Quantas vezes o Atleticano voltou para casa desapontado, humilhado, triste, decepcionado, vítima da gozação e arrogância rival após mais uma tristeza no Mineirão, depois de lotar o estádio, balançá-lo, incentivar o Galo, mostrando seu amor pelo Atlético, enfrentando chuva, sol, frio, calor e tendo que ver um Galo com um time limitado em campo e não ser correspondido???
Foram inúmeras vezes!!! Mas o Atleticano seguia comprando camisas, revistas, livros, indo para o Mineirão, Independência, Sete Lagoas, Ipatinga, Maracanã, Castelão, Fonte Nova, Morumbi. Com o som do carro em alto volume tocando o Hino do Galo. Com a bandeira do Atlético no carro e nas costas. Ou quando quebra um copo ou estoura um foguete e o Atleticano solta o grito de "Gaaalôôô!!!" Como esquecer 1981??? Daquela injustiça??? Daquela roubalheira??? Daquela pouca vergonha??? Ou de 1980??? O local da grande decisão deveria ser o Mineirão, mas que misteriosamente teve o mando de campo invertido. Uma geração talentosa punida pelos árbitros. Até isso o Atleticano passou, como continuou a passar. Ou como esquecer o dia mais triste de nossa história??? O dia que fomos rebaixados dentro de casa, com o Atleticano provando a humilhação maior e o Atleticano naquela mesma hora canta o Hino do Galo. Nunca vi uma torcida fazer isso. Claro que os outros não fazem isso, justamente porque eles são "torcida".
Fizemos isso porque somos Atleticanos e não torcedores!!! O Atleticano perde no domingo, mas quando é quarta, quinta, sábado ou domingo de novo ele fala "hoje tem Galo". Quando o Galo conquistou a Libertadores 2013, ficou famoso o grito do "Eu acredito". O que me chama a atenção é que, quando você leva pancada e passa por uma tragédia, você fica tão marcado que não quer tentar mais devido a dor e perde a fé!!! Agora imagina o Atleticano que levou inúmeras pancadas e passou por muitas tragédias??? Só que o Atleticano sempre tenta e não perde a fé!!! Por isso ele soltou o grito do "Eu acredito". Ali era o Atleticano ferido, machucado, mas vencedor, forte e mostrando que não havia perdido a fé!!! Por que o Atleticano é assim??? Simples. Porque o Atleticano é forte nas provações!!!
Foto: Pedro Souza